Lançamentos de 2013

Química para dois: conteúdo contextualizado, entendimento desejado

Não é novidade que a carência de educadores licenciados em Química tem sido preenchida por profissionais de outras áreas (médicos, biólogos, engenheiros etc.) os quais, às vezes, ficam inseguros quanto à administração objetiva do conteúdo programático. Também estudantes de cursos noturnos, alguns afastados dos estudos durante muito tempo, sentem dificuldade em compreender certos conceitos químicos, uma vez que não percebem aplicabilidade neles.
A expressão “para dois”, usada no título, relaciona-se a três aspectos deste livro: serve tanto para o professor quanto para o aluno, destina-se aos cursos cuja carga horária é de apenas dois tempos semanais e sugere uma objetividade de conteúdo que facilite o entendimento do mesmo.
Partindo do pressuposto de que nem toda mudança radical é eficaz, torna-se conveniente esclarecer que o conteúdo programático aqui contido é o mesmo tradicionalmente presente em todas as boas publicações do gênero. As diferenças residem, primeiramente, no fato de que todo ele foi devidamente “enxugado” a bem de uma contextualização do mesmo. Uma segunda alteração diz respeito a alguns assuntos, que foram abordados sob a forma de experimentos simples, fugindo da aula meramente expositiva. Um dos fundamentos para esta ação foi uma enquete, realizada com alunos do ensino médio, de uma escola da rede estadual do Rio de Janeiro, a qual revelou que 59% dos jovens preferem aulas práticas, reforçando a assimilação do conteúdo por meio do “aprender fazendo”, enquanto 37% optam por outros tipos de trabalhos escolares. A última modificação refere-se à seleção dos conteúdos a serem dados em cada série, fundamentando-se na proposta curricular da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro/2010.
A obra reúne teoria básica simples, poucos exercícios de fixação para que, com o dinamismo do mundo, os professores possam procurar e propor outros mais atualizados, experimentos com materiais alternativos além de atividades como palavras cruzadas e caça-palavras.


 

 
Copyright ® 2010 www.soparaprofessores.com.br

   PÁGINA INICIAL | LANÇAMENTO 2016| LANÇAMENTO 2015 | LANÇAMENTO 2014 | EDIÇÕES ESGOTADAS | CONTATO